MENTE INQUIETA

Mente inquieta

Esse blog existe desde março 2009 (o domínio antigo era jayetros.blogspot) e como estamos em 2021 isso significa que ele já tem 12 anos. 12 anos! Eu já fui muitas pessoas aqui, já quis ser muitas pessoas e ás vezes me pego lendo as postagens de um menino de 20 anos cheio de sonhos e traço um paralelo da pessoa que hoje me tornei e fico perguntando a mim mesmo o que o eu daquela época diria para o eu de hoje.

Bem, eu sou o Jay e atualmente tenho 33 anos. Sou fisioterapeuta formado e uma pessoa naturalmente inquieta, questionadora e barraqueira quando tem que ser. Nasci sob o signo de leão e talvez venha daí o meu ser temperamental e dramático. No futuro quando for mudar o layout pela milésima vez talvez essa descrição já seja outra. Num resumo bastante sucinto é isso.

sábado, 10 de dezembro de 2022

Minha Vida em Portugal - Capítulo 01

 Se no começo do ano alguém me falasse que eu estaria morando em outro país em dezembro eu iria dar uma sincera gargalhada. Meu vislumbre de vida como imigrante europeu começou a se desenhar em agosto quando a passagem foi comprada, até então não tinha dimensão do que era a vivência aqui, tudo era uma novidade e uma expectativa. Quando o dia 15 de novembro foi se aproximando, comecei a entender a responsabilidade da minha decisão e comecei a oscilar entre a ansiedade, a desistência e o medo. 

O dia de viajar foi horrível porque eu tive que deixar para trás minha mãe e minha cachorra. Eu me senti egoísta deixando mainha só e me senti abandonando Sissy. Eu deixei para trás a pessoa que me deu tudo a vida toda e o animal que foi minha companhia sincera nos piores momentos, desde então eu me sinto um lixo, um ingrato, todos os dias eu penso em voltar para casa mas isso seria um atestado de fracasso. Vai ser a prova concreta que eu só fiz gastar dinheiro, não tive retorno de nada e estou voltando para minha vida de sempre com um país sem perspectiva. 

Existe um peso muito grande sobre o meu sucesso aqui, da minha família, dos meus amigos, minha... Eu durmo e acordo todo dia pensando: O que é que eu fiz da minha vida? 



Essas foram as primeiras imagens que eu registrei ainda no Brasil, estava com medo, apreensivo e pela primeira vez não tinha o controle da narrativa da minha própria vida. O voo foi tranquilo apesar de alguns momentos tensos, como eu odeio avião tudo para mim foi ruim. 


 


Pela minha cara dá para perceber que nada ia bem. 









Esse translado Recife/Lisboa foi demorado e eu não consegui dormir um minuto, estava completamente esgotado e ainda tive que esperar 6 horas para meu destino final que era a cidade de Porto. 





O avião que levava para Porto era péssimo, velho, o tempo estava horrível, eu achava a todo minuto que ele iria cair. Nesse momento eu não conseguia pensar em nada, eu estava exausto psicologicamente. 
A sensação era de alerta/medo o tempo todo como um bicho acuado com medo do seu predador, era assim que eu me sentia. 




Quando finalmente cheguei no aeroporto de Porto ainda passei por uma segunda imigração, a primeira foi até tranquila mas a segunda foi ridícula. Abriram todas as minhas malas procurando não sei o que, bagunçaram tudo, mil perguntas... Eu só queria ir embora dali. 
Após quase 30 minutos de falatório fui liberado e foi uma função conseguir chamar um uber porque eu estava com o numero do Brasil, com o wifi do aeroporto e caia uma chuva torrencial, foi um pesadelo! Que dia terrível. 
Os ubers cancelavam porque não conseguiam entrar em contato comigo e quando finalmente consegui pegar um ele falou mal de Portugal do começo ao fim, esse homem falou tanta coisa ruim do país que eu tive vontade de voltar para o Brasil na hora. A chuva continuava a cair cada vez mais forte e como toda desgraça é pouca ainda fui deixado no lugar errado, cheio de mala, literalmente jogado no meio da rua e obvio que levei um banho e todas as malas molharam porque eu não conseguia achar o hotel.
Eu nunca vou esquecer meu estado emocional subindo uma rua que nunca vi antes na vida, todo molhado, sem nem saber onde estava, sem internet para me comunicar e carregando aquelas malas pesadas. Nesse momento eu desabei mas o meu anjo da guarda conseguiu me mostrar o caminho e achei o hotel que iria passar a noite. 

Eu fiquei nesse quarto aqui num lugar chamado Oporto Bonjardim Residence 


Eu só fiz tomar um banho, pedir comida e desabei num sono profundo. Meu irmão ainda foi me visitar de madrugada mas não conseguiu dormir comigo porque eu estava tão cansado que ronquei como uma porca. Essas foram as minhas primeiras horas em Portugal e a todo momento só uma coisa martelava na minha cabeça: EU QUERO IR EMBORA!

Mal sabia eu o que me esperava...






Nenhum comentário: